Etapas do Processo Seletivo

Cursos de Mestrado e Doutorado

|
Etapas do Processo Seletivo

Etapas do Processo Seletivo


PROCESSO SELETIVO STRICTO SENSU

2º SEMESTRE DE 2018

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA E MERCADOS

 

 

1  PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Data: 12 de maio de 2018, das 9h às 12h.

Local: a ser informado.

a)    Questões Objetivas: este componente será composto por 12 (doze) questões objetivas, abrangendo os conhecimentos básicos de economia nos temas de matemática (cálculo diferencial e integral, álgebra linear e matemática financeira), estatística (análise descritiva, inferência estatística e regressão linear), microeconomia (teoria do consumidor, teoria da firma e estruturas de mercado) e macroeconomia (política fiscal, política monetária e política cambial). Cada tema será coberto por 3 (três) questões objetivas. Este componente, de caráter classificatório, tem como objetivo avaliar o nível de domínio do candidato em relação aos conceitos e ferramentas básicas de análise econômica.

 

b)   Questões discursivas: este componente da avaliação será composto por duas questões relacionadas às linhas de formação (Mercados Internacionais e Funcionamento de Mercados).  O candidato optará por responder uma das questões, de acordo com sua primeira opção de linha de formação (que deverá ser assinalada na prova). Este componente tem como objetivo avaliar as capacidades de análise e de comunicação e expressão do candidato.

 

Atenção: Não será permitida a utilização de nenhum material de consulta para a realização da prova escrita. Não será permitida vista de prova. A decisão da comissão de seleção é soberana, dela não cabendo recurso.

 

O uso de calculadora científica ou financeira será permitido. Não será permitido o uso de telefones celulares/smartphones na prova.

 

 1.1  BIBLIOGRAFIA

Leitura comum a todas as linhas de formação

ANTON, Howard; RORRES, Chris. Álgebra linear com aplicações. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2011.

MANKIW, N. Gregory; HASTINGS, Allan Vidigal (Trad.). Introdução à economia. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

MORETTIN, Pedro Alberto; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

Linha de formação “Funcionamento de Mercados”

BESANKO, David; DRANOVE, David; SHANLEY, Mark; SCHAEFER, Scott; BASSO, Leonardo Fernando Cruz (Trad.). A economia da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

 

Linha de formação “Mercados Internacionais”

PENG, Mike W. Estratégia Global. São Paulo: Thomson Learning, 2008

 

2 PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Data: 12 de maio de 2018, das 13h30 às 15h.

Opções de proficiência (Mestrado Profissional): Inglês.

Local: a ser informado.

A prova consta de texto a ser traduzido para o Português. Será a mesma para todos os candidatos, independentemente da opção pela linha de atuação no programa, feita na ocasião da prova de conhecimentos específicos.

 

2.1 OPÇÕES DE LÍNGUAS

Inglês.

 

2.2 CERTIFICADOS ACEITOS

Serão aceitas as seguintes certificações de proficiência em língua inglesa, desde que tenham sido obtidos em período não superior a 5 (cinco) anos, das seguintes instituições externas reconhecidas:

  • TOEFL (mínimo de: 80 pontos na modalidade por internet, 550 pontos na modalidade tradicional e 213 pontos na modalidade por computador);
  • IELTS (mínimo de média 6,5 na pontuação geral de banda);
  • ECCE ou ECPE/Michigan (aprovado ou mínimo de 650 pontos);
  • PET/Cambridge (nível mínimo de aprovação: Intermediário II).

 

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. Não será permitida vista de prova.

 

3 ENTREVISTAS

As entrevistas serão agendadas pelo programa conforme cronograma apresentado em edital, após a divulgação da lista dos convocados no site. Têm por objetivo a avaliação do interesse efetivo do candidato pelo curso, o valor deste para a sua carreira, a sua experiência profissional e as perspectivas futuras.

 

4  PRÉ-PROJETO

O Mestrado Profissional em Economia e Mercados não exige pré-projeto.

 

5 DEMAIS INFORMAÇÕES

ENCONTRO PARA TIRAR DÚVIDAS

O Programa realizará um encontro, em 26/04/2018, às 19h30, sala 408 - 4º andar - Edifício João Calvino, para esclarecer as dúvidas dos candidatos em relação ao curso de Mestrado Profissional e suas Linhas de Formação. Os interessados devem se inscrever por meio do e-mail (mpecon.pos@mackenzie.br).

 

Programa de Pós-Graduação em Economia e Mercados

Mestrado Profissional em Economia e Mercados

Rua Itambé, 143 – Pr. 12, Térreo

01239-001 – Higienópolis, São Paulo/SP

mpecon.pos@mackenzie.br