Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Cursos de Mestrado e Doutorado

|
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração


Estudo da atmosfera terrestre inferior e superior (incluindo ionosfera, plasmasfera e magnetosfera terrestre) e do geoespaço (meio interplanetário próximo e profundo e atividade solar e suas influências), geodésia espacial (com sistemas de georeferenciamento e suas aplicações em orbitografia de satélites, disseminação de tempo e navegação de precisão), impacto de fenômenos cósmicos no sistema solar e no planeta, rádio-ciências aplicadas ao diagnóstico de fenômenos geoespaciais, sua interpretação com sólida referência a processos físicos e astrofísicos relacionados. Desenvolvimento de materiais operando em regimes de radiação espacial, dispositivos espaciais, materiais e sistemas de sensores de radiação no infravermelho e aplicações; tecnologia terahertz; sistemas de informações geográficas (GIS); rádio-ciências, rádio-astronomia, rádio propagação e telecomunicações; bem como áreas pertinentes de astronomia, astrofísica e física.

Linhas de Pesquisa


CIÊNCIAS GEOESPACIAIS

Investigação do Sol e seus regimes de atividade, estrutura da atmosfera solar, formação de manchas e dos plasmas confinados nas regiões ativas. Caracterização de manchas e perfil de rotação de estrelas. Mecanismos de aceleração de partículas a altas energias, instabilidade em feixes de elétrons ultra relativísticos em aceleradores de laboratório e nas explosões solares. Meio interplanetário e sua perturbação por atividade solar, ejeção de massa coronal. Estudo da alta atmosfera terrestre, ionosfera e plasmasfera. Efeitos oriundos do espaço exterior e anomalias devido a fenômenos sísmicos na propagação VLF. Conteúdo de elétrons livres na ionosfera e sua variação com a atividade solar na detecção de sinais GPS e ondas métricas. Mecanismos de aceleração do vento solar e partículas de poeira carregadas. Estudo das interações nucleares e hadrônicas visando entender a natureza da força nuclear e as propriedades da matéria nuclear . Pesquisas de galáxias ativas e quasares e sua variabilidade através de ondas de rádio, inclusive VLBI.

 

APLICAÇÕES GEOESPACIAIS

Diagnósticos a partir de medidas de telescópios solares no CASLEO (Argentina): operando no submilimétrico (212 e 405 GHz), milimétrico (45 e 90 GHz), infravermelho médio e visível e detector de raios cósmicos. Rádio polarímetro em 7 GHz no ROI (Atibaia). Pesquisa e desenvolvimento de dispositivos sensores, materiais e filtros para aplicações no infravermelho médio e distante. Implementação de fotômetros de radiação solar THz para operações em balões estratosféricos e satélites. Técnicas radiométricas para estudo da propagação de sinais VLF, GPS e iono-sonda e conteúdo de vapor de água precipitável na troposfera. Influência do clima espacial em satélites e na superfície da Terra. VLBI aplicado à geodésia espacial de precisão para medidas das irregularidades na rotação e movimentos plásticos da Terra e duração dos dias. Operação da antena de 14,2 metros do ROEN. Desenvolvimento de sistema de georreferenciamento e aplicações ao sincronismo de tempo, navegação e posicionamento remoto.