Arquitetura e Urbanismo

Cursos de Mestrado e Doutorado

Arquitetura e Urbanismo
|
RELEVÂNCIA PARA O PESQUISADOR

Atende docentes, pesquisadores e profissionais que atuam com projeto e intervenção, gestão e planejamento do território. Promove reflexão sobre processos socioculturais da arquitetura e cidade; e o projeto arquitetônico e urbanístico em suas potencialidades e limites, frente à contínua transformação da atuação profissional. Investiga as experiências moderna e contemporânea, e respectivas problemáticas atuais do projeto.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU/FAU-Mackenzie ou PPGAU/UPM) com Mestrado desde 2001 e Doutorado desde 2006, oferece um espaço de formação suplementar para a capacitação e aprimoramento de novos pesquisadores e docentes, disseminando conhecimento em bases científicas de modo a garantir a qualidade ao ensino e à pesquisa, com efeito multiplicador na área de Arquitetura e Urbanismo.

Possui uma concepção de ensino e pesquisa derivada do papel destacado que o curso de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (FAU-Mackenzie) vem desempenhando no panorama arquitetônico brasileiro desde sua fundação em 1947; acrescido da tradição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, um dos mais antigos centros de ensino superior do país. Vale ressaltar que a FAU-Mackenzie detém posição de destaque no panorama do ensino de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo e no Brasil, devido à sua característica de excelência na formação em projeto de arquitetura e de urbanismo. 

 

Visa garantir qualidade ao ensino e pesquisa, e à reflexão e prática da Arquitetura e Urbanismo. O Programa sustenta-se em estudos e pesquisas sobre a reflexão e a produção de conhecimento sobre e para o Projeto de Arquitetura e Urbanismo nos âmbitos teórico e prático, por meio de suas linhas de pesquisa, suas disciplinas, pesquisas e produções intelectuais e técnicas.

 

·     CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • Editor: Maria Isabel Villac– Executive Editor: Charles Vicent

PNPD/CAPES 2017 - Resultado

 

PROGRAMA DE ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO 
PNPD CAPES 2017

RESULTADO

A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo torna público o resultado da seleção das candidaturas à Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES.

Candidatos Aprovados (ordem de classificação): 

1.    Giacomo Pirazzoli

2.    José Almir de Farias

3.    Diana Scabelo da Costa Pereira da Silva Lemos

Candidato(a) Beneficiado(a): Giacomo Pirazzoli

A bolsa terá vigência no período de março/2017 a fevereiro/2018.

Comissão de Bolsas: Prof.ª Dr. Eunice Helena S. Abascal (Coordenadora do PPG-AU e Presidente da Comissão), Prof.ª Dr.ª Gilda Collet Bruna, Prof. Dr. Wilson Flório, Fernanda Figueiredo D'Agostini (Representante discente).

Em atendimento à Portaria nº 086, de 03 de julho de 2013, que regulamenta o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), Artigo 13, a duração da bolsa é 12 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses. A solicitação deverá ser feita com pelo menos 30 dias antes do término do prazo.

 

São Paulo, 15 de março de 2017.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em
Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais sobre o curso

Duração:

Mestrado: 24 meses

Doutorado: 42 meses

 

Número de Créditos:

Mestrado: 42 créditos

Doutorado: 62 créditos

  

Períodos e horários:

Mestrado

  • Disciplinas Obrigatórias: 2ª e 4ª - 19h00 às 22h30
  • Disciplinas Optativas: 3ª e 5ª - Período vespertino das 14h30 às 18h00 e/ou Período Noturno das 19h00 às 22:30

Doutorado

  • Disciplinas Obrigatórias: 2ª - 19h00 às 22h30
  • Disciplinas Optativas: 3ª e 5ª - Período vespertino das 14h30 às 18h00 e/ou Período Noturno das 19h00 às 22:30

Avaliação e Premiações:

  • Nota 5 pela CAPES
  • Prêmio Internacional de Tesis de Investigación 2015: Vivienda y habitabilidad, una perspectiva regional -Menção Honrosa-Tese de doutorado de Débora Sanches. Orientadora:Angélica Alvim

Prêmio Design MCB

Em 2016, a dissertação de mestrado de Bruno Silva Dias (orientando Eunice Abascal), “Mobiliário e arquitetura moderna brasileira: a contribuição da loja de móveis Branco & Preto (1952 a 1970)”, defendida em julho de 2013, foi selecionada para exposição na categoria trabalhos não publicados do Prêmio Design MCB, realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo . O Prêmio Design MCB é o mais importante do segmento no país, revelando talentos e consagrando profissionais e empresas.

Mensalidade:

 

MESTRADO: O valor mensal de investimento para o 1º semestre de 2017 é de R$ 2.414,00.

 

DOUTORADO: O valor mensal de investimento para o 1º semestre de 2017 é de R$2.662,00.

Secretária da
Coordenadora:

Eva García

 

Telefone:

+55 11 2114 8792

Email:

pos.fau@mackenzie.br

 

facebook | Pós FAU Mackenzie| Fau Mackenzie

 

Horário de Atendimento:

11h às 20h

 

Endereço da Coordenação:

Rua da Consolação, 896 

CEP 01302-907 - Prédio 9 

São Paulo - SP