Professor Visitante

Pesquisa e Pós-Graduação

Espaço Stricto Sensu
|
Professor Visitante

PROFESSOR VISITANTE

Professor ou Pesquisador Visitante é uma categoria que, segundo a Portaria CAPES/MEC nº 02, de 04 de janeiro de 2012, permite que um docente atue em um Programa de Pós-Graduação, mediante acordo formal de até 2 anos, executando atividades de ensino e pesquisa, compondo o quadro do Programa e cooperando com a sua evolução acadêmica.

 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie regulamenta a condição de Professor Visitante por meio do Regimento Geral da UPM e do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu, garantindo acesso à infraestratura da Universidade, ou seja, sala própria devidamente equipada, acesso à biblioteca, física e digital, aos laboratórios, à internet, à intranet e à rede wi-fi.

 

Para assegurar esses acessos, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que receberem Professores Visitantes, deverão cadastrá-los junto à Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

CADASTRO DE PROFESSOR VISITANTE

Para o Programa de Pós-Graduação receber um docente ou pesquisador como Professor Visitante, os procedimentos descritos a seguir deverão ser realizados.

 

1.    O Professor Visitante deverá preencher o formulário PV-FichaCadastral.docx e entregar ao docente responsável por sua vinda à UPM

2.    O formulário PV-FichaCadastral.docx, que deverá ser 100% preenchido e encaminhado via Coordenador/Secretaria do Programa apenas para o e-mail prpg.pos.capg@mackenzie.br, em formato word.

3.    Os documentos também deverão ser encaminhados anexos ao referido e-mail. Serão aceitos os formatos doc, docx, pdf e jpeg (com exceção da fotografia que deve ser em formato jpeg). Não serão aceitos documentos físicos.

4.    O Coordenador do Programa deverá, ainda, encaminhar uma CI informando as circunstâncias que virá o Professor Visitante e solicitando formalmente à CPGS que realize os procedimentos de cadastro.

A CAPG providenciará o cadastramento do docente ou do pesquisador junto à Gerência de Recursos Humanos, bem como o cartão de acesso à Universidade e à biblioteca. Um termo de compromisso para o pesquisador também será providenciado pela própria CPGS com apoio da COJUR (Consultoria Jurídica).

Caso o Programa não disponha de espaço físico para receber o docente, a PRPG possui um gabinete mobiliado e equipado com a capacidade de receber até seis docentes.

Os procedimentos são realizados dentro de um período de 30 dias, portanto, por exige-se que as solicitações sejam encaminhadas à Coordenação de Apoio Acadêmico. Solicitações com prazo inferior serão avaliadas caso a caso.

Outras dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com a CAPG.

DOCUMENTOS PARA CADASTRO

  1. Foto Digital 3X4 (somente em jpg)
  2. Proposta de atividades;
  3. Cópia digital do documento de identificação

    • Brasileiros: RG e CPF (jpg, pdf ou word)
    • Estrangeiros: Passaporte (páginas que contém foto e dados pessoais) (jpg, pdf ou word)

  4. Visto (jpg, pdf ou word)
  5. Seguro Saúde (apenas para estrangeiros) (jpg, pdf ou word)