Professor Visitante

Pesquisa e Pós-Graduação

Espaço Stricto Sensu
|
Professor Visitante

PROFESSOR VISITANTE

Segundo a Portaria CAPES/MEC nº 02, de 04 de janeiro de 2012:

 

Art. 3º Integram a categoria de docentes visitantes os docentes ou pesquisadores com vínculo funcional-administrativo com outras instituições, brasileiras ou não, que sejam liberados, mediante acordo formal, das atividades correspondentes a tal vínculo para colaborarem, por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral, em projeto de pesquisa e/ou atividades de ensino no programa, permitindo-se que atuem como orientadores e em atividades de extensão.

 

Parágrafo único. Enquadram-se como visitantes os docentes que atendam ao estabelecido no caput deste artigo e tenham sua atuação no programa viabilizada por contrato de trabalho por tempo determinado com a instituição ou por bolsa concedida, para esse fim, pela própria instituição ou por agência de fomento.

 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie regula a condição de Professor Visitante por meio do Regimento Geral da UPM, Título 6,  Capítulo I, Seção II, Subseção III, Do Docente Visitante e do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu, Título V,  Capítulo I, Seção III, Art. 39.

 

É garantido ao Professor Visitante acesso à infraestratura da Universidade, ou seja, sala própria devidamente equipada, acesso à biblioteca, física e digital, aos laboratórios, à internet, à intranet e à rede wi-fi. Para assegurar esses acessos, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que receberem Professores Visitantes, deverão cadastrá-los junto à Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

CADASTRO DE PROFESSOR VISITANTE

O Cadastro do Professor Visitante é realizado por meio do preenchimento de formulário específico a ser preenchido exclusivamente por docentes dos Programas.

 

O docente responsável pelo Professor Visitante deve solicitar o formulário pelo e-mail ppgss@mackenzie.br e devolvê-lo para este mesmo e-mail.

 

Lembramos que a formalização da vinda do Professor Visitante também deve ser feita via documento formal (CI do Programa)