Pós-Doutorado

Pesquisa e Pós-Graduação

Espaço Stricto Sensu
|
Pós-Doutorado

PÓS-DOUTORADO

O pós-doutorado é uma especialização ou um estágio acadêmico realizado em uma universidade para aprimorar o nível de excelência em uma determinada área. Essa modalidade é indicada ao portador do título de doutor. Ou seja, após concluir o doutorado, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma área específica.

Para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado. O objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.

Os interessados em ingressar em um pós-doutorado devem buscar informações na instituição em que pretendem fazer o estágio ou especialização e nas Agências de Fomento à Pesquisa -- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

O pesquisador que desejar realizar seus estudos de pós-doutorado na UPM deverá contatar o Programa. A pesquisa deverá ter aderência a pelo menos uma Linha de Pesquisa do Programa e poderá compor projeto de pesquisador de docente membro do corpo permanente do Programa escolhido. O pesquisador de pós-doutorado tem direito a ter um único supervisor que somente poderá aceita-lo considerando as premissas anteriores e se tiver disponibilidade.

Roteiro para submissão de proposta de programa de pós-doutorado

Se sua proposta de pesquisa for aceita, o Supervisor escolhido deverá emitir uma carta de aceite (vide modelo anexo). Após receber este documento o interessado deverá encaminhar para o e-mail da Secretaria do Programa os seguintes documentos:

1.    Ficha Cadastral (PD-FichaCadastral.docx) (100% preenchida).

2.    Documentos pessoais relacionados no documento abaixo. Serão aceitos os formatos doc, docx, pdf e jpeg (com exceção da fotografia que deve ser em formato jpeg).

 

Atenção! Não serão aceitos documentos físicos.

 

O Coordenador do Programa encaminhará sua documentação à Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu, que realizará os procedimentos necessário para registro de sua pesquisa no âmbito do Programa, confecção de cartão de acesso ao campus e à biblioteca.

Todos os trâmites internos serão realizados no prazo de 30 a 60 dias. Outras dúvidas poderão ser sanadas por e-mail (prpg.pos.capg@mackenzie.br) ou pelo telefone 2114-8094|8203.

 

PARA BRASILEIROS
  1. Ficha Cadastral - Brasileiro (PD-FichaCadastral-Brasileiro.docx) (Não transformar em pdf e manter o arquivo desbloqueado)
  2. Carta de aceite do supervisor (pdf)
  3. Foto 3X4 digital (jpg)
  4. RG (não pode ser substituído pelo CNH) (pdf)
  5. CPF (dispensável caso conste no RG) (pdf)
  6. Cópia do diploma de doutorado (pdf)
  7. Cópia do histórico escolar (pdf)
  8. Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa (se houver) (pdf)
  9. Projeto de pesquisa a ser apresentado de maneira clara e objetiva (pdf)
  10. Currículo Lattes Atualizado (pdf)
PARA ESTRANGEIROS
  1. Ficha Cadastral – Estrangeiro (PD-FichaCadastral-Brasileiro.docx) (Não transforma em pdf e manter o arquivo desbloqueado)
  2. Carta de aceite do supervisor (pdf)
  3. Foto 3X4 digital (jpg)
  4. Passaporte (apenas das páginas da foto, dos dados pessoais e do visto) (pdf)
  5. Seguro Saúde (pdf)
  6. Cópia do diploma de doutorado (pdf)
  7. Cópia do histórico escolar (pdf)
  8. Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa (se houver) (pdf)
  9. Projeto de pesquisa a ser apresentado de maneira clara e objetiva (pdf)
  10. Currículo Lattes Atualizado (pdf)