Pós-Doutorado

Pesquisa e Pós-Graduação

Espaço Stricto Sensu
|
Pós-Doutorado

PÓS-DOUTORADO

O pós-doutorado é uma especialização ou um estágio acadêmico realizado em uma universidade para aprimorar o nível de excelência em uma determinada área. Essa modalidade é indicada ao portador do título de doutor. Ou seja, após concluir o doutorado, o pesquisador tem a opção de aperfeiçoar ainda mais seus estudos em uma área específica.

 

Para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado. O objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.

Grupos de pesquisa de todo o País e empresas ligadas a áreas tecnológicas podem encaminhar projetos que irão envolver os pesquisadores. Para receber bolsa, a proposta de estudo a ser avaliada deve cumprir certos critérios como, por exemplo, ser relacionado à inovação, resultar em aumento de competitividade nas empresas de base tecnológica e contribuir para o aumento do desempenho científico e tecnológico do País.

Os interessados em ingressar em um pós-doutorado devem buscar informações na instituição em que pretendem fazer o estágio ou especialização e nas Agências de Fomento à Pesquisa -- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Os pesquisadores doutores que tiverem interesse em continuar seus estudos e se identificarem com nossas linhas pesquisas poderão procurar nossos Programas Pós-Graduação Stricto Sensu para serem supervisionados por um de nossos docentes. 

Roteiro para submissão de proposta de programa de pós-doutorado

O candidato deve procurar um docente de um dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e apresentar seu interesse em realizar seus estudos de pós-doutorado no Programa. Caso seja aceito, o supervisor deverá emitir uma carta de aceite para supervisão de Programa de Pós-Doutorado. Esta carta deverá ser anexada aos documentos elencados abaixo e entregue na Secretaria do Programa de Pós-Graduação escolhido.

PARA BRASILEIROS


  1. Foto 3X4 digital
  2. RG (não pode ser substituído pelo CNH)
  3. CPF
  4. Cópia do diploma de doutorado
  5. Cópia do histórico escolar
  6. Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa (se tiver)
  7. Projeto de pesquisa a ser apresentado de maneira clara e objetiva
  8. Carta de aceite do supervisor
  9. Currículo Lattes Atualizado

 

PARA ESTRANGEIROS

 

  1. Foto 3X4 digital
  2. Passaporte (apenas das páginas da foto, dos dados pessoais e do visto)
  3. Seguro Saúde
  4. Cópia do diploma de doutorado
  5. Cópia do histórico escolar
  6. Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa (se tiver)
  7. Projeto de pesquisa a ser apresentado de maneira clara e objetiva
  8. Carta de aceite do supervisor
  9. Currículo Lattes Atualizado