Grupos Consolidados

Pesquisa e Pós-Graduação

Grupos de Pesquisa
|
Grupos Consolidados
GRUPOS CONSOLIDADOS - Certificados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Grupos Consolidados

 

Os grupos consolidados de pesquisa consistem numa fonte de visibilidade institucional para sociedade quanto à capacidade de pesquisa da UPM.

Os grupos consolidados serão incluídos no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil que se trata de um inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. 

 

Qual a importância do Cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa?

É um eficiente instrumento para intercâmbio e a troca de informações. Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente.

Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das vária instâncias de organização político-administrativa do país, as bases de dados do Diretório são fontes inesgotáveis de informação, desta forma, é uma poderosa ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de ciência e tecnologia.

 

Sendo recorrente a realização de censos (frequência bi-anual), as bases de dados resultantes representam um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

 

Conheça os Grupos Consolidados de Pesquisa da UPM

 

Acesse o diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: