Palavra do Reitor

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Palavra do Reitor

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), formalmente constituída em 1952, já contava à época de sua criação com uma massa crítica das mais significativas. Contou para tanto uma experiência educacional acumulada ao longo de mais de oito décadas no ensino superior, iniciada com a criação em 1876 do seu primeiro curso superior, Filosofia e, dez anos depois, com a fundação do Mackenzie College com foco na engenharia.

 

Desde as suas origens, norteiam as nossas políticas institucionais a preocupação com uma sólida formação científica aliada à visão da necessidade de considerar a realidade socioeconômica tanto regional, quanto nacional, na formação dos nossos egressos. Estes pressupostos históricos tornaram a UPM uma instituição conhecida pela sua forte inserção nas questões científico-culturais, histórico-sociais e de inovação tecnológica.

 

Na universidade contemporânea, mais do que nunca, se torna imperativa a formação de profissionais com altíssimo nível acadêmico-profissional, aptos para gerar ciência e se apropriar do conhecimento científico e tecnológico para produzir a inovação e contribuir com desenvolvimento social e econômico do país, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da sociedade e do pleno exercício da cidadania. 

 

Na concepção acadêmico-pedagógica, preconizada no Projeto Pedagógico Institucional da UPM, o marco zero é a formação do profissional como participante ativo e comprometido com o processo histórico, cultural, social e político da educação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, o processo de ensino-aprendizagem, nos seus 44 cursos de graduação, tem como destaque o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e a valorização de atividades de análise e síntese de conhecimentos. Nesses cursos são desenvolvidas as competências e habilidades profissionais dos discentes, objetivando à sua melhor empregabilidade bem como atitudes que possam fazer diferença na futura atuação profissional. Nesse contexto, é valorizada a responsabilidade social por meio do desenvolvimento de atividades de extensão universitária, inerentes à cosmovisão institucional baseada em princípios e valores cristãos.

 

Por outro lado, a universidade, na sua precípua responsabilidade de produzir conhecimento e o desenvolvimento científico, tem na pesquisa o seu ponto alto. Sem pesquisa e uma forte e conceituada pós-graduação dificilmente ocorrem novas descobertas na universidade contemporânea. Nesse contexto, a UPM oferece atualmente oito cursos de Doutorado, 9 cursos de Mestrado Acadêmico e dois de Mestrado Profissional, todos bem avaliados e recomendados pela CAPES. Dessa forma, oferece substancial contribuição no tocante ao avanço do conhecimento pela produção científica, cultural, tecnológica e gerencial.

 

Além dos citados programas de pós-graduação stricto sensu, a UPM oferece ainda cerca de 60 cursos de especialização e MBA alinhados às necessidades de conhecimento exigidas pelo mercado de trabalho.

 

Assim, comprometida com um projeto pedagógico institucional avançado, a UPM é reconhecida como instituição comprometida com a excelência no ensino na pesquisa e na extensão universitária

 

 

Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto

Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie