Monografia

Cursos de Especialização

Universidade 
Presbiteriana Mackenzie
Monografia

Sobre Monografia

O trabalho de conclusão dos cursos de especialização deverá ser postado no ambiente virtual Moodle, conforme cronograma abaixo:

1. Alunos que pertencem às áreas de Administração, Economia e Ciências Contábeis (CCSA), Comunicação e Letras (CCL) e Faculdade de Arquitetura (FAU) possuem data de entrega diferenciada, informada pela respectiva coordenação, ou seja:

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Fevereiro) terão o prazo até 15/05.

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Abril) terão o prazo até 15/09.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Agosto) terão o prazo até 15/11.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Outubro) terão o prazo até 15/03. do ano subsequente.

2. Alunos que pertencem às áreas de Engenharia (EE), Computação e Informática (FCI), Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde (CCBS), Direito (FD) e Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), deverão postar a monografia no semestre subsequente ao término das disciplinas, ou seja:

1º semestre em 15/05.

2º semestre em 15/11.

Turmas com inicio em Fevereiro, a data limite de postagem será em 15/novembro do ano subsequente ao inicio do curso.

Turmas com inicio em abril/maio, a data limite de postagem será em 15/março do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em agosto, a data limite de postagem será em 15/maio do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em outubro, a data limite de postagem será em 15/setembro do 2º ano após o inicio do curso.

 

Informações Gerais:

Alunos pertencentes à Macroárea de Engenharia e Tecnologia deverão postar a Monografia e o Termo de autorização para Publicação (link logo abaixo) no ambiente Moodle.

 


Mais informações:
1. PARA POSTAGEM - MOODLE

Verifique sua situação acadêmica e o prazo da postagem antecipadamente consultando o Terminal Informativo Acadêmico – TIA - e o item Histórico.

Somente o aluno que obtiver aprovação em todas as disciplinas e carga horária completa estará apto a postar sua monografia pelo Moodle.

No ato da postagem será verificado:

I. Formato do arquivo (Word).doc ou PDF, conforme orientação de cada Macroárea;

II. A data constante da capa e da folha de rosto da monografia (deve ser informado o ano de postagem e não de término do curso);

Verifique se o arquivo postado refere-se a última versão de seu trabalho, pois não será permitida nova postagem ou troca do exemplar.

2. REMATRÍCULA

Diante da apresentação de pendências no Histórico Escolar, o aluno deverá solicitar rematrícula na disciplina reprovada e cursá-la obrigatoriamente no decorrer do curso ou no semestre subsequente ao término do curso (não será autorizada matrícula em disciplina iniciada). Nestes casos, a data da entrega da monografia será postergada automaticamente, ficando o aluno impedido de solicitar nova prorrogação.

O pedido de rematrícula deverá ser feito pelo aluno, por requerimento no setor administrativo da Educação Continuada "SAEC" (Edifício João Calvino, térreo), de segunda a sexta-feira das 9h às 22h.

3. CERTIFICADO

Será emitido Certificado de Especialização ao aluno que obtiver aprovação por nota e frequência nos módulos ou disciplinas do curso e que obtiver aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

O Certificado de Especialização será emitido no prazo de 06 (seis) a 08 (oito) meses a partir da divulgação do conceito da monografia, mediante aprovação desde que não tenha pendências junto à Secretaria Geral.

4. PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O AMBIENTE MOODLE

1. Qual o formato do arquivo eletrônico?

PDF ou (Word).doc - conforme orientação de cada curso.

2. Qual tamanho máximo do arquivo?

50 megas

3. Qual o horário final da postagem?

O horário final da postagem será às 23h55.

4. A postagem poderá ser efetuada em vários arquivos?

Não, somente em arquivo único.

5. Como tenho acesso à avaliação da monografia e às anotações do professor?

O aluno receberá o feedback da avaliação e observações do professor pelo Moodle.

 

 

5. PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A MONOGRAFIA

1. A Ficha Catalográfica é obrigatória?

Não é obrigatória a apresentação da Ficha Catalográfica para a entrega da monografia (cursos de especialização).

2. A Folha de Aprovação é obrigatória?

Não. A Folha de Aprovação não deve constar na monografia, diante da inexistência de banca examinadora.

3. Quais normas metodológicas serão consideradas para a elaboração da monografia?

As normas da ABNT e contidas no guia para alunos disponível no Terminal Informativo Acadêmico – TIA.

4. Qual o prazo para a divulgação do conceito da monografia?

O conceito será divulgado no Terminal Informativo Acadêmico – TIA/Historico - no prazo de até 90 dias após a entrega, respeitando o período de recesso (férias) dos professores.

5. Existe prorrogação para entrega da monografia?

Não

6. Existe a possibilidade de refazer a monografia em caso de reprovação?

Não.

7.  Há um número mínimo e máximo de páginas para a monografia?

Não é definida quantidade mínima e/ou máxima de páginas.

8. Como agendo orientação com um professor plantonista?

A agenda de orientação poderá ser acessada pelo site, utilizando o link: https://www3.mackenzie.br/posGraduacao/sa/ ou pelo TIA (Terminal Informativo Acadêmico).

9. Em qual departamento devo entregar a monografia caso seja presencial?

A entrega deve ser feita no Setor Administrativo da Educação Continuada - SAEC – Edifício João Calvino - Térreo. Atendimento de Seg. a Sex. das 09h às 22h, para alunos da Unidade de São Paulo-Itambé.


Para alunos de outras Unidades – Campinas ou Tamboré – na respectiva Secretaria da Pós-Graduação.

10. Qual o prazo para entrega da monografia?

O trabalho de conclusão dos cursos de especialização deverá ser postado no ambiente virtual Moodle, conforme cronograma abaixo:

1. Alunos que pertencem às áreas de Administração, Economia e Ciências Contábeis (CCSA), Comunicação e Letras (CCL) e Faculdade de Arquitetura (FAU) possuem data de entrega diferenciada, informada pela respectiva coordenação, ou seja:

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Fevereiro) terão o prazo até 15/05.

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Abril) terão o prazo até 15/09.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Agosto) terão o prazo até 15/11.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Outubro) terão o prazo até 15/03. do ano subsequente.

2. Alunos que pertencem às áreas de Engenharia (EE), Computação e Informática (FCI), Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde (CCBS), Direito (FD) e Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), deverão postar a monografia no semestre subsequente ao término das disciplinas, ou seja:

1º semestre em 15/05.

2º semestre em 15/11.

Turmas com inicio em Fevereiro, a data limite de postagem será em 15/novembro do ano subsequente ao inicio do curso.

Turmas com inicio em abril/maio, a data limite de postagem será em 15/março do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em agosto, a data limite de postagem será em 15/maio do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em outubro, a data limite de postagem será em 15/setembro do 2º ano após o inicio do curso.

11. Posso entregar a monografia antes do prazo estabelecido?

Não.

12. O que é Pré-Projeto?

O Pré-Projeto é elaborado durante a(s) disciplina(s) relacionada(s) à MTC (Metodologia do Trabalho Científico), situação específica para os cursos que apresentam mais de uma disciplina de metodologia no decorrer do curso.

Para os casos em que a disciplina relacionada à MTC (Metodologia do Trabalho Científico) é ministrada em um único semestre de curso, será elaborado, a critério do professor, diretamente o projeto de pesquisa

13.  O que é Projeto de Pesquisa?

O Projeto de Pesquisa é elaborado no decorrer da última disciplina relacionada à MTC (Metodologia do Trabalho Científico).

14. É obrigatória a entrega do projeto de pesquisa junto à monografia?


Não.

15. Pode entregar disquete ou DVD ao invés de CD?

Não. É obrigatória a postagem de forma digital, via plataforma Moodle.


16. Como tenho acesso à avaliação da monografia e às anotações do professor?

Pela plataforma Moodle/arquivo de feedback, Caso perca o periodo de disponibilização no Moodle, o aluno deve solicitar por meio de requerimento ao Setor Administrativo da Educação Continuada (SAEC), a vista da ficha de avaliação da monografia.

17. Quando encaminho meu trabalho digital para avaliação, é gerado um protocolo de entrega?

Sim, é encaminhado um protocolo de entrega para o email: aluno@mackenzista.br