Diretoria de Operações da Educação Básica

Instituto Presbiteriano Mackenzie

|
Diretoria de Operações da Educação Básica
Diretoria de Operações da Educação Básica

A Diretoria Operacional de Educação Básica (DIREB) administra a área de Educação Básica do Mackenzie, compreendendo três Colégios (Higienópolis, Tamboré/Alphaville e Palmas), e os Sistemas Mackenzie de Ensino (Sistema Mackenzie de Ensino, SME, e Mackenzie Educacional, ME), bem como a Escola Filantrópica AEJA (Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos). Sob sua responsabilidade se encontra, também, a orientação e acompanhamento pedagógico do Colégio Presbiteriano Mackenzie – Brasília, que faz parte da Unidade de Negócios Brasília e tem Direção Geral própria. Os Colégios Presbiterianos Mackenzie abrigam cerca de 7.500 alunos, que são educados para a vida. Os Colégios são reconhecidos por sua abordagem holística, eficiente e harmônica com os princípios e valores bíblicos, definidos na Identidade Institucional do Mackenzie.

O SME começou a ser produzido em 2005/06 e hoje está presente em quase 250 escolas, atingindo mais de 40 mil alunos. É um projeto constituído de livros didáticos, material de orientação e treinamento de docentes da Educação Básica. Possui um Portal Educacional e diversos materiais de apoio, constituindo-se em um completo sistema. É fundamentado em um projeto pedagógico especifico, destinado a escolas confessionais, construído em cima de uma visão cristã de mundo, com seus princípios e valores. O ME – é igualmente um sistema que apresenta uma pedagogia de vanguarda, abriga princípios e valores eternos, e é utilizado por escolas particulares e públicas. Atualmente os segmentos prontos vão desde a pré-escola até o nono ano (Fundamental 2).

A DIREB objetiva o cuidado intenso com todas as vidas colocadas em nossos Colégios, para que recebam uma educação de vanguarda, através do esforço e dedicação de todos os colaboradores nessa missão e com a utilização de materiais confessionais de excelência, com sustentabilidade plena de todas as suas atividades. Colabora com as demais Diretorias, para a expansão do Mackenzie e da influência cristã, em todos os locais nos quais Deus possibilitar a implantação de novas unidades.

 

 

F. Solano Portela Neto

É formado em matemática aplicada pela Faculdade Shelton (Cape May, NJ: 1967-1971, B.A., Magna cum Laude) e também em teologia em nível de Mestrado pelo Biblical Theological Seminary (Hatfield, PA: 1971-1974). É doutorando em educação (Ed.D.), pela Liberty University (2016 - ). Ministrou módulos, como professor convidado, em curso de especialização oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Fundamentos Cristãos da Educação) e em curso de mestrado, oferecido pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Teológica Andrew Jumper. Na Igreja Presbiteriana do Brasil ocupou a presidência e, depois, a vice-presidência da Junta de Educação Teológica (JET). É autor de vários livretos e livros de teor teológico e administrativo-financeiro. Foi dirigente de empresas industriais e comerciais, nacionais e multinacionais, nas quais ocupou diretorias em áreas industriais, administrativo-financeiras e na gestão geral. Previamente à Diretoria Operacional de Educação Básica, ocupou a Diretoria de Planejamento e Finanças do Mackenzie, durante cinco anos e, por três anos, a Superintendência de Educação Básica. 

 

 

Diretor

F. Solano Portela Neto