Tecnologia em Gastronomia

Cursos de Graduação

Tecnologia em Gastronomia
|

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de gastronomia, que se encontra em constante crescimento, atualmente apresenta muitas possibilidades de atuação para o aluno recém-formado, com oportunidades de atuação nas áreas operacionais da cozinha, no setor industrial alimentício, trabalhos de catering, eventos e banquetes, além de consultorias e gestão de negócios gastronômicos. É um dos mercados mais promissores da atualidade no Brasil e no mundo. 

O Curso de Tecnologia em Gastronomia está vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Objetiva formar profissionais de excelência na área de Alimentos e Bebidas, com visão sistêmica e empreendedora, aptos a planejar e gerenciar produções gastronômicas em diferentes serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos, sociais, de saúde e segurança alimentar. Visa a formação de um profissional com perfil de liderança, visão empreendedora, com elevada capacidade de comunicação oral e escrita, com atuação profissional orientada para a cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

Quanto à sua concepção, está estruturado em quatro núcleos temáticos, a saber:

- Fundamentos da Nutrição e da Gastronomia;

- Pesquisa e Prática em Gastronomia;

- Gestão Empreendedora e Cultura e Eventos. 

* As disciplinas são agrupadas em: componentes de caráter prático e componentes de caráter conceitual, com a finalidade de criar um diferencial de embasamento de conteúdo.

 

LABORATÓRIOS DE FORMAÇÃO GERAL 

- Laboratórios de Informática: salas equipadas com microcomputadores e impressoras, utilizadas pelos alunos tanto em aula quanto em horário extraclasse, para estudo e realização de trabalhos, com acesso à Internet.

 

LABORATÓRIOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA 

O Curso de Gastronomia da UPM conta com laboratórios de formação específica, que também atendem ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UPM. 

Ao todo, o curso faz uso:

- 03 Cozinhas Experimentais: com área para pré-preparo e produção de alimentos, provido de equipamentos e utensílios para as aulas de cozinhas quente, fria, confeitaria, panificação e, eventualmente, para eventos e como apoio de cozinha.

- 01 Cozinha Demonstrativa: sala estruturada com uma ilha gastronômica composta por fogão, espelho para demonstração das preparações, equipamentos e utensílios para aulas demonstrativas;

- 01 Laboratório de Bebidas: com uma adega climatizada, é provido de equipamentos e utensílios para aulas de bebidas, e para suporte em aulas demonstrativas de serviço e degustações;

- 01 Laboratório de Bromatologia: Com os equipamentos necessários, atende com excelência as aulas práticas de Bromatologia previstas para o Curso de Tecnologia em Gastronomia.  

Coordenadora do curso

Profa. Ms. Camila de Meirelles Landi

 

Saiba mais sobre o curso

Criação: 19 de setembro de 2012

Ato Regulatório de Renovação de Reconhecimento: Portaria 273, em abril de 2017. 

Conceito Enade 2015: 4

Duração:

4 semestres

Periodos oferecidos:

noturno

Mensalidade: R$ 2.229,00 (válido para o segundo semestre de 2017).

Telefone:

11-2114-8768

E-mail:

ccbs.gastronomia@mackenzie.br