Atividades Acadêmicas

Cursos de Graduação

|
Atividades Acadêmicas
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade obrigatória de conclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um trabalho acadêmico que expressa os conhecimentos adquiridos durante o curso, adequado ao Histórico Escolar do estudante e a sua capacidade de realização em relação ao método de trabalho e ao tema escolhido. Sua avaliação é pública e os trabalhos são defendidos oralmente perante Comissão Examinadora (Banca). O desenvolvimento do TCC é de extrema importância para o amadurecimento do aluno, preparando-o para a vida profissional, e enfatizando em sua realização a qualidade, o senso investigativo, a metodologia científica, a ética e posturas profissionais futuras.

Estágios

O estágio é fundamental para os alunos, pois representam a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e habilidades que estão sendo desenvolvidos durante o curso. Para apoiá-los na busca por uma vaga de estágio, existe no Mackenzie a AAE (Área Administrativa de Estágios), também conhecida pelo nome de MackEstágio, que possui salas para atendimento ao aluno dentro dos seus campi. Além disso, cada curso conta com uma coordenadoria de estágio, cuja função é oferecer suporte aos alunos, antes e durante seus estágios.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório do Curso. Corresponde a 200 horas de atividades acadêmicas, científicas ou culturais a serem desenvolvidas, na Universidade ou fora dela, ao longo do curso de graduação. As horas devem ser cumpridas fora do horário regular das aulas e podem ser desenvolvidas em monitorias, disciplinas eletivas, projetos de pesquisa, participação em eventos e congressos, visitas a museus e exposições, etc.

Atividades de Extensão

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, objetivando a socialização do saber acadêmico. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estabelecimento de uma política de Extensão atrela-se à sua visão e missão que, amparada na natureza confessional e comunitária da Instituição, caracteriza-se, também, por seu caráter filantrópico. São consideradas atividades de extensão: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias, curadorias, visitas monitoradas, publicação e outros produtos acadêmicos.

Pesquisa / PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos "alunos-pesquisadores".