Atividades Acadêmicas

Cursos de Graduação

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Atividades Acadêmicas
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório nos cursos de graduação – conforme parecer do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Ensino Superior (CNE-CES 1362/2001, das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia) – consistindo uma atividade de síntese e integração de conhecimento. Deve ser desenvolvido a partir da sétima etapa do curso de Engenharia Civil com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da grade curricular do curso. Sua avaliação é pública e os trabalhos são defendidos oralmente perante Comissão Examinadora (Banca). O desenvolvimento do TCC, com carga horária de 108 horas, é de extrema importância para o amadurecimento do aluno, preparando-o para a vida profissional e enfatizando, em sua realização: a qualidade, o senso investigativo, a metodologia científica, a ética e a postura profissional. O TCC possibilita a intersecção entre a sua formação acadêmica e o aperfeiçoamento do seu futuro profissional, seja por meio de cursos de lato sensu, stricto sensu ou especialização. A formação do engenheiro é dinâmica e exige constantemente atualizações em programas de educação continuada.

Estágios

O Estágio Supervisionado Curricular Profissionalizante (ESCP) é uma atividade acadêmica com duração mínima de 240 horas, pela qual o aluno desenvolve atividades profissionalizantes em Empresas, em Órgãos Públicos ou em Institutos de Pesquisa, com acompanhamento contínuo de um professor. Esta atividade é vinculada ao Núcleo de Estágios Supervisionados (NES), que é parte integrante dos Órgãos de Apoio Didático Pedagógico da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conforme Artigo 32 de seu regimento. O estágio é fundamental para os alunos, pois representa a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e habilidades que vêm sendo desenvolvidos durante o curso. Para apoiá-los na busca por uma vaga de estágio, existe no Mackenzie a AAE (Área Administrativa de Estágios), também conhecida pelo nome de MackEstágio, que possui salas para atendimento ao aluno dentro dos seus campi. Além disso, cada curso conta com uma Coordenadoria de Estágio, cuja função é oferecer suporte aos alunos antes dos seus estágios ou durante eles.

Atividades Complementares

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia do Ministério da Educação, aprovadas em 12/12/2001, o currículo deve ir além das atividades convencionais de sala de aula. As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório do curso, com carga horária total de, no mínimo, 360 horas, e compreendem um conjunto de atividades a serem cumpridas pelo aluno, nas três dimensões – Ensino, Pesquisa e Extensão – tais como: participação em monitorias, visitas técnicas, desenvolvimento de projetos de iniciação científica, participação em grupos de pesquisa e em projetos multidisciplinares, participação e apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos (seminários, simpósios, congressos, concursos, conferências, palestras) e atividades culturais, dentre outras. As atividades serão desenvolvidas durante a sua trajetória acadêmica no curso de Engenharia Civil e cumpridas fora do horário das aulas pertencentes à Matriz Curricular.

Atividades de Extensão

A extensão universitária é uma ferramenta no processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade, objetivando a socialização do saber acadêmico. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estabelecimento de uma política de Extensão atrela-se à sua visão e missão que, amparada na natureza confessional e comunitária da Instituição, caracteriza-se, também, por apresentar caráter filantrópico. São consideradas atividades de extensão as seguintes: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias, curadorias, visitas monitoradas e outros produtos acadêmicos.

Pesquisa / PIBIC

A pesquisa é incentivada na Universidade Presbiteriana Mackenzie e esse incentivo apresenta-se em várias modalidades – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) e MackPesquisa – destinando-se a complementar o ensino de graduação e oferecendo aos alunos a oportunidade de desvendarem os processos de geração do saber e aquisição do conhecimento científico. Estes objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador (PIBIC/PIVIC) ou um professor-líder de grupo de pesquisa (MackPesquisa). A pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, é também apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos "alunos-pesquisadores" ou por meio de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CAPES e CNPq).

Intercâmbio Internacional

Com base na intensa e crescente atuação da Coordenadoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (COI), os alunos têm a possibilidade de participar de um intercâmbio entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e Instituições de Ensino Superior parceiras em outros países. Essa oportunidade traz ao aluno uma experiência única para a sua formação profissional. Para participar, o aluno deverá se informar sobre as regras estabelecidas para o processo de internacionalização.

Empresa Júnior

A Empresa Júnior visa estabelecer e manter direcionamentos que contribuam para a formação dos alunos para o Empreendedorismo, para que busquem atividades focadas nesta área de conhecimento, ou para que sigam ulterior formação em áreas correlatas. O conceito de formação em Empreendedorismo, que abrange a função de conduzir o aluno a se capacitar para planejar ações visando objetivos e resultados no âmbito das realizações, aplica-se a casos tais como grandes obras de construção civil, idealização de produtos imobiliários, uso de técnicas e materiais inovadores e a concepção ou geração de negócios. Neste mesmo sentido, há grande incentivo aos alunos para participarem da Empresa Júnior, hoje funcionando no Campus Higienópolis.