Atividades Acadêmicas

Cursos de Graduação

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

No Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), o Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) é desenvolvido em dois semestres consecutivos (sétimo e oitavo). É considerado como sendo um marco culminante da graduação, pois consolida todos os esforços e recursos alocados aos alunos para que tenham os pré-requisitos necessários para encerrarem o ciclo de graduação de maneira a criar valor para eles próprios. Isso justifica todos os investimentos aplicados na capacitação do corpo de professores-pesquisadores (orientadores de TGI), em equipamentos, em bibliotecas e em instalações do CCSA. O TGI-I é uma disciplina do 7º semestre ministrada em classe em um horário específico de aula, sendo que o professor orienta até três grupos. No TGI-II a orientação ocorre para os grupos, em um horário específico de aula, no 8º semestre.

Estágios

O estágio oferecido nos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA, conforme Resolução normativa do Conselho Federal de Educação – MEC,  tem como objetivo proporcionar um complemento prático em relação aos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nos cursos,  sendo considerado como atividade fundamental para a boa formação acadêmica e o crescimento profissional. Por meio da vivência empresarial e do relacionamento com profissionais, gerado pelo estágio, que o aluno se prepara para ingressar no mercado de trabalho.

Atividades Complementares

As “Atividades Complementares” do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos dos Cursos de Administração, Administração com Linha de Formação em Comércio Internacional, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A integração do conhecimento teórico à prática tem se constituído em um dos diferenciais que os cursos do CCSA vêm desenvolvendo e tem contribuído para o melhor entendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares. A Coordenadoria de Atividades Complementares está fixada no Ato Nº IX da Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie e no CCSA foi implantada conforme o Plano de Funções do Anexo I do Ato da Reitoria nº16/ 2006.

Atividades de Extensão

A Extensão no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas está pautada por atividades integradas com o Ensino e a Pesquisa nos campi universitários (Higienópolis, Alphaville e Campinas) e articuladas com a Faculdade Mackenzie-Rio,  em ações transformadoras por meio de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de Serviços, entrelaçando os segmentos da universidade a fim de ampliar o alcance do saber construído ou adquirido na academia à formação integral do aluno e o exercício da responsabilidade social do Ensino Superior no atendimento das demandas da Comunidade Externa.

Pesquisa / PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos ?alunos-pesquisadores?.